Uma pessoa que busca uma forma fazer algo (dietas, programação, exercícios, motivação etc), vai encontrar 250 métodos de se fazer a mesma coisa.
O próximo passo é se perder por horas sem fim para descobrir qual método é o correto.
Então deixa eu adiantar:
Não existe nada que seja essencialmente correto ou melhor.O que é possivelmente "correto" ou "melhor" depende de pelo menos 3 coisas:
Qual o seu objetivo (para onde queremos ir).Não existe intervenções sem objetivos. Tenha clareza do que você espera no final. De preferência que o objetivo seja algo material no mundo real. Quanto mais concreto, ou possível ser medido melhor.
Por exemplo: perder 6kg, fazer um joguinho de jogo da velha, aprender a brincar com meu filho, colocar o azulejo alinhado no meu banheiro, seguir uma dieta saudável por 6 meses, etc.
Qual a precisão que você precisa (qual o campo de acerto, e qual o campo do erro). 99% das coisas que fazemos são muito simples e o que dificulta são os dilemas humanos. Quando digo que algo é simples quero dizer que permite várias formas de acerto e uma margem de erro muito grande. Então tanto faz.
Por exemplo, se você encontra um obstáculo na rua e precisa mudar a rota. Para direita aumenta em 6.3km, para esquerda 6.5k. Essa diferença de 200, provavelmente é irrelevante e não faz diferença. O que vai fazer diferença são suas preferencias pessoais em relação a isso.
O mesmo para academias, faculdades, cursos online, presenciais etc, ler no kindle ou em livro. Exceto se o SEU objetivo é muito específico. Tanto faz. Não faz a menor diferença. A maioria delas são igualmente ruins e boas. O que define mesmo são suas preferências pessoais.
NÃO EXISTE O MELHOR MÉTODO PARA LAVAR A LOUÇA!A sua preferência em relação a isso é válida, mas tanto faz. De forma geral eu sigo a regra: evite se tornar um gestor de lavação de louça. Provavelmente é sua ansiedade tomando conta de você.
Isso é uma recomendação literal e metafórica. A maioria das coisas não exige um método perfeito. Você que quer isso, mas não é assim.
É muito diferente de um objetivo de cirurgia médica. Nesse caso o objetivo é super específico, o acerto é muito difícil e o erro é perigoso. Nesse caso é são necessários métodos muito bem desenhados e protocolados para serem feitos.
Obs: essa é a resposta de pq a caixa de supermercado aperta infinitamente os botões, a atividade que ela executa não necessita de precisão e o apertar vários botões inutilmente é irrelevante. O método dela produz E pode ser ineficiente mas não gera prejuízo. Faz o trabalho. Tanto faz.
Quanto você já é capaz de executar aquele método (o quanto você já está preparado para executar ou o quão fácil aprender as coisas que precisa).Se você precisa voltar a praticar esportes e sempre gostou de andar de bicicleta, provavelmente, essa é a melhor intervenção para você.
Pq a melhor intervenção é a que atinge seu objetivo E pedalar está dentro da precisão E você consegue fazer é a melhor intervenção para você.
É tão bom quanto qualquer outro, mas a melhor para você.
Se você não gosta de esportes, mas é uma pessoa que cumpre agendas marcadas, a melhor intervenção é procurar um personal trainer ou um amigo que possa fazer contigo. Se só consegue fazer as coisas quando ajuda os outros, ache alguém que precisa do mesmo que você e ajude.
Desde que isso aumente as chances de você executar o que precisa executar é uma intervenção boa.
Todo mundo quer começar pelo mais difícil, o mais chato e o mais frustrante. Quer parar de comer tudo ao mesmo tempo, aprender tudo hoje, ler o livro com 600 páginas etc.
Mudar é naturalmente chato, incomoda e é frustrante.
Começar pelo mais difícil aumenta suas chances de erro. Ninguém bota o filho de 6 anos para fazer o vestibular. Não se ponha a prova das coisas que você não sabe.
Comece pelo que atinge o objetivo, está dentro da margem de precisão e que você sabe fazer. O mais difícil vai ficar mais fácil depois disso.
Existem intervenções traumáticas - clínicas de perda de peso, internação, restrição absoluta, bariátrica etc - e talvez sejam importantes para fazer um corte em casos de risco que exigem muita precisão ou que os objetivos precisam ser atingidos imediatamente.
Para a maioria das coisas fazer isso é quase certeza de fracasso, comece pelo fácil, que você já é adaptado e que tem mais chances de sucesso.
Abraços,
Anxty