Boa noite caros colegas.
Utilizei a busca e o FAQ, mas sem sucesso. Já peço desculpas caso não tenha feito direito e a resposta esteja em algum outro tópico. Também li o livro de chega de burrices com imóveis (que me ajudou demais nessa decisão de compra)
Estou comprando um imóvel com intermédio de corretor de imóveis, que pagarei a vista, mas o vendedor o financiou e ainda há um saldo devedor. O saldo devedor é cerca de 70% do valor do imóvel. O valor que pagarei pelo imóvel será utilizado para quitar o saldo devedor e então após o banco (Caixa) realizar a baixa na dívida, poderemos prosseguir com a escritura e posterior registro do imóvel. Acontece que essa baixa por parte do banco costuma levar alguns dias e então estamos fazendo um contrato de gaveta para que eu possa realizar esse pagamento.
Acontece que quero dividir o pagamento em duas partes: 70% na assinatura desse contrato para que ele possa quitar o financiamento e os outros 30% quando estivermos prestes a assinar a escritura. Porém, o vendedor está se mostrando irredutível e quer uma entrada de 80% (acima do saldo devedor dele) na assinatura do contrato e então os 20% restantes na assinatura da escritura. Essa insistência pelos 10% a mais acima do saldo devedor está me causando certa estranheza, mas nunca passei por situação anterior de compra ou venda de imóvel envolvendo saldo devedor de financiamento. O corretor informou não haver problemas com essa abordagem.
Gostaria de ler a experiência do pessoal que já passou por situação semelhante sobre qual é a abordagem padrão nessas situações. Costuma-se adiantar ao vendedor somente o valor relativo ao saldo devedor (conforme desejo) ou é comum adiantar valores acima do saldo devedor (chegando até mesmo a 100%)?
Todos os demais pontos sugeridos no FAQ de imóveis já foram pesquisados: matrícula atualizada, documentos do vendedor, dívidas do e sobre o imóvel. Se trata de um prédio em ótima localização, com valor justo de mercado e é o melhor que encontramos para a família dentro de nosso orçamento. É o único apartamento atualmente a venda de nosso gosto que atende esses critérios e não gostaria de perder o negócio, mas como se trata de um investimento de uma vida inteira de trabalho, é comum ficar desconfiado de todos os detalhes e por isso estou recorrendo a opinião do pessoal aqui.
Muito obrigado aos senhores.