Começou mais uma temporada de sardinhagem. Eu não vou comentar sobre o que está acontecendo no mercado de investimentos, até pq eu não entendo nada de investimentos, só de pessoas que investem
Então, é bom lembrar que em momentos difíceis o melhor a fazer é o básico:
1. Em momentos conturbados, o melhor a fazer é tentar manter o curso. Talvez alguém fique milionário agora, talvez alguém perca tudo. Talvez o bitcoin exploda "to the moon", talvez FII caiam ainda mais, talvez explodam daqui a pouco. Sei lá, ninguém sabe.
Seguir o curso é tentar se manter mais ou menos orientado na direção do plano, sem fazer grandes desvios.
Não é tentar andar em linha reta, não é ganhar tudo de todas as oportunidades. Definitivamente:
NÃO É GIRAR PATRIMÔNIO. É no meio da tempestade, tentar ficar alinhado com o norte pré-determinado.
Quem diversificou está minimamente protegido, pq algumas coisas estão caindo, outras subindo e a vida segue mais ou menos estável, só continuar com os aportes.
Quem não tá diversificado provavelmente vai sofrer um pouco mais com o barulho e com a volatilidade geral das coisas.
Se você já fez o plano, segue o plano e vai vivendo.
Se você ainda não fez um plano, evite buscar resultados estratosféricos, comece pelo básico.
Roteiro do Iniciante - Bastter.com Bode do Bastter - #245 - A sorte ajuda quem se ajuda
Ver outros 2. Investimento se faz com dinheiro novo A prioridade é não vender, ou seja, não chutar o pau da barraca.
Igual quem faz dieta e se vê com o natal chegando. Você pode abrir mão da dieta e ficar tranquilo com a família sem preocupações, o que não dá é para passas 15 dias comendo o que não comeu no ano, ou enchendo a cara todo o dia das férias.
Dieta é sobre o que você come hoje, não é sobre o que você comeu ontem
Não é nem pelo efeito da comida, é pelo padrão de compulsão, de reatividade e imediatismo.
O efeito no curto prazo, de forma geral é negligente e irrisório. Mas ficar nesse padrão faz muito mal no longo prazo e vai atrapalhar mais do que você imagina.
Tem que deixar as coisas quietas, aceitar as decisões que você já tomou na vida e que não podem ser mudadas e seguir em frente com aquilo que você pode mudar hoje.
O padrão de vender na queda é parecido com de bulimia. A pessoa come em excesso, depois fica noiada com comida e induz vômito.
Se você está se sentido mal com algum investimento é pq provavelmente investiu mais do que deveria nele. Mas você não vai resolver isso vomitando o investimento no mundo.
Preocupe-se com aquilo que você vai investir hoje, e tente balancear sua vida financeira com dinheiro/dieta nova.
3. Comprar na baixa é f***. Vira e mexe as pessoas vem aqui dizer que seguindo bastter system só compram ações que estão estabelecidas e nunca vão comprar uma 10 bagger, 100 bagger.
As pessoas tem o sonho de comprar uma empresa no IPO e que ela vai crescer e explodir e você vai ficar rico. Quando na verdade não é assim.
a atividade é inimiga do retorno - Ações - Bastter.com A maior parte dos lucros do mercado de ações vem de altas depois de períodos de baixa ou de lateralidade. São poucos dias de lucro explosivo do mercado, em 30 anos.
Em 30 anos:
50% do patrimônio potencial vem de 10 dias de alta.
90% do patrimônio potencial vem de 50 dias de alta.
como foi o caso da nvidia:
Não tem como acertar esses dias. Ninguém tem como adivinhar quais serão os 100 dias em 30 anos que vai te dar boa parte do seu retorno. Quem ganhou muito, é quem comprou quando ela não estava bombando, quem ficou correndo atrás do que só estava subindo, perdeu.
Mas para acertar esses dias, precisa comprar na baixa, precisa comprar andando de lado, precisa comprar o ativo. Se só comprar na alta, ok, provavelmente você não vai ficar pobre, mas provavelmente já perdeu o timming.
O bastter system manda justamente comprar os ativos que estão em baixa no momento. Mas é difícil.
É difícil comprar ambev que fica andando de lado para sempre enquanto outras ações só sobem. Mas é assim que funciona. Foi o que aconteceu com vários ativos.
Não dá para querer ganhar todas, nem ficar correndo atrás do que já subiu. Ninguém tem como acertar o futuro, nem tem como saber se uma empresa que subiu hoje vai quebrar amanhã, como foi o caso de várias empresas depois da pandemia (acho que o caso mais emblemático é da tupperware e de uma loja de móveis que eu não lembro qual é).
4. Você só pode melhorar você mesmo Para nós, meros mortais, investimento é o que sobra da nossa capacidade produtiva. Em qualquer situação, a única coisa que vai te proteger de qualquer coisa é a sua capacidade produtiva.
Investimentos compram tempo quando as coisas dão errado, mas a única forma de ter segurança é investindo em você.