Fala galera, hoje conversei com um advogado brasileiro aqui da Alemanha a respeito da minha situacao fiscal e cheguei a ter calafrios.
Ele disse que se eu cair na malha fina aqui eu nao vou poder nem tentar dar entrada na cidadania, posso ter meus bens brasileiros congelados, alem de ter q pagar uma multa bem chatinha alem disso poder ser considerado como crime, pois teoricamente recebo dividendos das minha acoes e fiis no Brasil e nao declaro/pago imposto daqui.
Eu moro na Alemanha vai fazer 2 anos mes que vem, ainda nao dei saida fiscal do Brasil e muito pelo contrario, mantenho constantes aportes em meus investimentos ai, investindo em RF e RV. Mando Euros todos os meses convertendo em Real pela Wise.
Anualmente eu declaro no IRPF Brasil meu aumento de capital, das acoes/FIIs, dividendos etc. Nao declaro o meu salario alemao que ganho aqui no IRPF do Brasil.
No IR aqui da Alemanha eu declarei ano passado usando um aplicativo chamado de Taxfix, lancei somente o meu salario do ano e ainda recebi uns 2 mil euros de reembolso de imposto pois tinha comecado a trabalhar na metade do ano de 2023.
Tenho a sensacao de estar em um buraco e a cada mes que passa eu cavo ele ainda mais, ao comprar mais acoes brasileiras e ao mandar euro daqui praih.
Sou burro e tenho pequenas perguntas:
0. O quao grave eh isso que estou fazendo?
1. Quero regularizar minha situacao, se tiver que dar saida fiscal, que assim seja. O que vai mudar com meus investimentos?
2. Pretendo continuar meus investimentos no Brasil, comprando acoes, FIIs e RF pois dentro de no maximo 10 anos quero retornar, nao pretendo morar pra sempre aqui.
3. Se eu der saida fiscal do Brasil, quando eu retornar eu consigo dar entrada fiscal sem problemas? Se por um acaso eu tiver obtido um ganho de capital de sei la, 1 milhao de euros e quiser levar esse dinheiro pro Brasil, vou ter que pagar imposto sobre ele no Brasil? Sendo que, ja paguei o imposto por ele aqui na Alemanha.
4. Preciso declarar no IR da Alemanha minhas acoes, fiis e RF do Brasil?
5. Preciso declarar meu salario da Alemanha no IRPF Brasil?
6. Existe algum jeito legal de ter endereco fiscal nos dois paises?
7. Supondo que eu tenha que parar com meus aportes no Brasil, posso continuar investindo pela IBRK nas Stocks, REITs? Vou ter que declarar isso no meu imposto da Alemanha?
8. Eu nunca trouxe dinheiro do Brasil pra Alemanha, dinheiro dos meus investimentos nao entra aqui, eu soh mando dinheiro da Alemanha pro Brasil e pra IBRK, resumindo: Soh tem saida, nunca entrada.
9. A receita federal pode me abordar no aeroporto quando eu voltar ao Brasil? Me levar pra uma sala, me questionar, me prender?
10. Eu sou bem pobre, nao tenho heranca, tou lutando pra conquistar algo na vida e tenho muito medo de estar sonegando impostos fazendo isso, estou de fato sonegando? Pois o Brasil e a Alemanha possui um tratado de bitributacao se nao me engano, bem confuso de entender.