Esse assunto foi falado de maneiras diferentes, mas ainda sim acho válido ouvir a opinião de outros.
Falamos muito sobre governança, mas na maior parte das vezes só sabemos que ela não é boa, depois que a cagada já aconteceu.
Isso faz com que evitemos entrar em algumas empresas que tem um histórico duvidoso, mas não estamos livres de errarmos em empresas que pareciam boas, mas acabaram não sendo.
É o caso de IRB, Qualicorp, etc.
O problema é que muitas vezes descobrimos isso quando já somos acionistas, e ai temos a infelicidade de vermos aquela empresa que aparentava ser boa, simplesmente se tornar um patinho feio na carteira, e acabamos ficando com a ação na expectativa de que tudo se resolva, esperando uma recuperação, ainda que muitas vezes isso não vá acontecer.
Sabendo que a gestão não é tão honesta e os resultados não são tão bons como imaginávamos, acabamos virando torcedores de uma empresa que não acreditamos, enquanto talvez, aquele recurso poderia estar alocado em uma empresa melhor.
A questão é: será que vale a pena sair de empresas que estão nesse ponto, aceitar a perda e tirar o recurso que está em algo que hoje julgo ruim, alocando isso em outra melhor?
O ponto mais importante é: não estou falando de cotação cair. Estou falando de não acreditar mais no case, e de ver que aquela empresa não é mais tão boa quanto parecia ser.