20 Pagamento de IRPF sobre venda de ETF de renda fixa – IMAB11 comentada em 17/04/2025 18:34 Imposto de Renda Tiro2012 em 20/11/24 6:47 comentada em 17/04/2025 18:34 O IMAB11 é caracterizado / classificado como um ETF de renda fixa. Assim, a venda desse ativo é passível de tributação exclusiva na fonte. No Informe de Rendimentos Financeiros 2024 / Ano/Calendário 2023, emitido pelo Banco Santander está clara a categorização do IMB11: "ETF R. FIXA-IMAB11".Vendi o IMAB11 em 18/11/2024, através da corretora Santander. Obtive lucro e não foi cobrado IR. Na nota de corretagem não há nenhuma retenção de IRPF na fonte. Nem o imposto denominado “dedo duro” foi debitado em minha nota de corretagem. Em 19/11/2024, a corretora depositou em minha conta o valor da venda, sendo apenas abatidos a taxa de liquidação e os emolumentos, não tendo sido cobrado (na fonte) o IR.Como posso me certificar que o imposto devido foi recolhido aos cofres públicos?Segundo consta “É importante ressaltar que o IR dos ETFs de renda fixa é retido na fonte, o que faz com que não seja necessário pagar o Darf sobre o lucro da venda desses ativos. A cobrança do imposto é realizada no momento em que ocorre o resgate da aplicação, o pagamento de rendimentos ou a venda do ativo no mercado secundário.”Alguém poderia me auxiliar a desvendar esse mistério?Muito obrigado!