Pessoal, bom dia
Alguém aqui já teve de lidar com diferença de patrimônio em relação à sua esposa/marido para a compra de imóvel? Como fez?
A situação é que eu e minha esposa moramos em casa própria, quitada comprada quando eu era solteiro. O problema é que aqui está pequeno para nós dois, além de apresentar outros problemas que até alguns anos atrás eu não tinha. Embora nossos salários hoje, sejam próximos, ela começou a fazer o patrimônio dela recentemente, então precisaremos de alguns (vários) anos para conseguir o valor para compra o imóvel que desejamos, à vista, uma vez que ela faz questão de contribuir.
Ela insiste em fazer financiamento, exatamente pelo fato de que vai demorar um tempo razoável para conseguir acumular patrimônio e o financiamento seria a maneira de resolver os problemas que temos hoje, nessa casa. Simulei o financiamento, vimos a quantidade de juros que pagaríamos, e por tempo, desistimos. Porém volta e meia quando algo do nosso imóvel nos desagrada, a conversa de comprar outro retoma.
Sair de imóvel próprio para alugar outro que tenha o que queremos, não compensa. Chega a ser mais barato financiar, ainda que aluguemos o que nós temos. Já simulei, o IR come boa parte da renda, fora a dor de cabeça.
Sei que é rich people problema, só gostaria de ver se alguém já passou por isso e como lidou.