Gastar traz prazer para algumas pessoas, não tem nada de errado nisso ser ela pode gastar
TODAS AS CONSIDERAÇÕES VALEM PARA QUEM PODE GASTAR OU GASTA O QUE PODE SEM SE APERTAR, SEM FAZER DÍVIDAS, SEM DEIXAR DE APORTAR NOS INVESTIMENTOS, ETC
- Ah mas fulano(a) vai no shopping e faz compras e fica feliz, que coisa ridícula
Ridículo no seu mundo, se a pessoa fica feliz é o que importa
- Ah mas ele(a) compra um monte de porcarias nem usa e depois doa
E daí? Danesse o que você tem a ver com isso?
- Pô ele(a) comprou sei la o que para a bike, um tenis sei la o que, não precisa disso, não é profissional.
E daí? Ele tá feliz e vai fazer mais esporte e esporte com mais frequência e sentir mais prazer fazendo esporte. Quer dinheiro mais bem gasto?
- Ele(a) precisa de gastar para ser feliz, que coisa triste...
Triste é você ficar se metendo na vida dos outros e julgando os outros e isso provavelmente nem é verdade. As pessoas que podem gastar normalmente podem porque conquistaram este direito. E quem ganhou por herança ou que for que se dane, o que você tem a ver com isso? Pelo menos tá gastando o que ajuda os outros.
O dinheiro não é um fim em si, ele é para te trazer #PAS e comprar coisas. Começar a viver em função de poupar é quase tão ruim quanto quem vive em função de gastar e faz dívidas. Você sai de um polo ruim para outro igualmente ruim.
E tem o lado sONcial, gastar traz empregos, ajuda os comércios, ajuda a movimentar a economia. É justamente o contrario dessa obsessão com não gastar como se fosse feio gastar. Não tem nada de feio em gastar e você não precisa sentir culpa. Você está ajudando os outros quando gasta.
Gastar é de certa forma uma distribuição de renda.
O mille fala uma coisa muito legal, pega o que ganhou, paga as contas, poupa X% e o resto gasta, danesse, se já atingiu certos parâmetros se dê presentes, uma viagem, troque de carro, o que for. Não importa. E se sobrar junta no aporte do mês que vem.
Trabalha é bom
Poupar é bom
Gastar também é bom pessoal desde que você tenha feito os dois anteriores e possa gastar sem problemas.
Vamos parar com esta obsessão que vira mindset da miséria...